A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA) é um ramo aplicado da ciência da Análise do Comportamento.
Esta ciência estuda o comportamento humano, ou seja, a interação do indivíduo com o ambiente. Nos últimos anos, a chamada Terapia ABA consolidou-se como padrão-ouro de intervenção em indivíduos com Atrasos no Desenvolvimento, já que possui uma ampla gama de procedimentos de ensino comprovados cientificamente que apresentam características como intervenção intensiva e estruturada, mensuração constante do desempenho e evolução do cliente, eficácia do planejamento da intervenção e generalização.
A Terapia ABA, consiste em avaliação Comportamental; Plano de Ensino Individualizado; Atendimentos Clínicos, Acompanhamento Terapêutico (residência e escola), Orientações Parentais, Análise de dados, discussão em equipe; Supervisão de casos.
A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. A avaliação Neuropsicológica consiste em investigar o funcionamento do cérebro, das funções cognitivas, comportamentais, emocionais e motivacionais por meio de entrevista, dados observacionais qualitativos e testes padronizados com base em dados normativos.
Engloba a percepção, orientação, atenção, funções motoras, linguagem, habilidades visuospaciais, praxias, memória, aprendizagem e as funções executivas, como raciocínio, planejamento, organização, formação de conceitos, resolução de problemas e capacidade de abstração.
Acompanhamento Terapêutico (AT), trata-se da denominação de um serviço prestado por profissionais da área da Saúde Mental, a favor do cuidado e tratamento em seu próprio ambiente e na rotina diária, proporcionando uma melhor reabilitação, reinserção social e qualidade de vida.
Atualmente, esse termo também é utilizado para se referir ao trabalho realizado por psicólogos que fazem seus atendimentos fora do consultório, ou seja, no próprio ambiente do paciente e de sua família e/ou responsáveis.
O acompanhante terapêutico será realizado, na maioria das vezes, com uma frequência e intensidade maiores do que o realizado por um psicólogo clínico, por conta da necessidade de se desenvolver uma variedade de habilidades complexas vinculadas ao dia a dia do paciente.
A supervisão tem o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados e o desenvolvimento contínuo dos terapeutas. O supervisor desempenha um papel multifacetado, acompanhando de perto os coordenadores de caso a partir do momento de sua avaliação e durante todo seu processo de reabilitação, fornecendo aos terapeutas orientação, apoio emocional, treinamento e feedback para auxiliá-los a atingirem seu máximo potencial e garantir o melhor atendimento para os clientes.
É um software facilitador dos registros, mensuração, integração e supervisão das terapias realizadas, sessão a sessão, todos os dias. Com uma interface clara, otimiza rotinas terapêuticas, registra resultados com precisão, fornece dados fidedignos para monitoramento e gerenciamento do processo de intervenção, revisão de planos terapêuticos, evolução e resultado dos clientes, assim como desempenho dos terapeutas.
Fale conosco.